terça-feira, 17 de agosto de 2010

A Argélia

A Argélia (em arabe: الجزائر, transl. al-Jazā’ir; em tamazight: Dzayer), oficialmente a República Argeliana Democrática e Popular, é um país da África do Norte que faz parte do Maghreb. A sua capital é Argel, e situa-se a norte do país, e a sul da costa do mediterrâneo.

Com uma superfície de 2 381 741 km², ele é o maior país próximo ao Mediterrâneo e o segundo mais extenso da África, sendo apenas menor que o Sudão. Ele partilha as suas fronteiras terrestres ao nordeste com a Tunísia, a leste com a Líbia, ao sul com o Níger e o Mali, a sudoeste com a Mauritânia e o território contestado do Saara Ocidental, e ao oeste com Marrocos.
A Argélia é membro da Organização das Nações Unidas (ONU), da União Africana (UA) e da Liga Árabe praticamente depois de sua independência, em 1962. Argélia integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) em 1969. Em fevereiro 1989, a Argélia participou com os outros Estados maghrebes, para a criação da organização da União do Maghreb Árabe (UMA).

A Constituição argeliana define "o islão, o árabe e o berberes" como "componentes fundamentais" da identidade do povo argeliano e do país como a terra do Islã, parte integrante do Grande Maghreb, Mediterrâneo e África.

A Numídia foi um reino africano berbere e, mais tarde, uma província romana na costa norte de África, entre a província romana da África Proconsular (atual Tunísia) e a província da Mauritânia (que é, hoje, a parte ocidental da costa da Argélia). Portanto, a Numídia correspondia à actual costa oriental da Argélia.

Sem comentários:

Enviar um comentário