quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A entrada na Tunisia - Bon Courage!

Depois de um acordar num quarto que mais parecia uma piscina, saímos cedo de Annaba, e dirigimos-nos à fronteira. Temos duas à escolha à distancia de poucos quilómetros: uma segue directamente a norte junto ao mar por Tabarka e outra que da acesso ao sudoeste na direcção de Jendouba. Como queríamos ver Bula Regia e Dougga (ambas duas ruínas romanas património mundial da Unesco), decidimos-nos pela segunda fronteira.

A chegada somos mandados parar para preencher as formalidades. E uma fronteira pouco concorrida e somos logo atendidos. Há alguma confusão no preenchimento dos formulários. O Guarda aponta surpreendido para a catrefada de nomes que ostentamos no passaporte! "Qual o apelido? E o nome próprio? Mas o que são o resto dos nomes no meio?" - La explicamos ao senhor guarda que a maioria dos portugueses não tem só dois nomes, e que alguns (como eu), chegamos a ter 6 ou 7! Ele desconfiado manda preencher como esta no passaporte, e manda-nos levar a moto para uma garagem ao lado para inspecção. Estou eu a começar a desmontar a parnafenália de besidróglios agarrados à mota, já disposto a mostrar tudo, eis que aparece um senhor muito bem posto e bem falante cheio de estrelas nos ombros. Mete conversa connosco, quer saber de onde vimos e se fizemos tudo de mota. Nota-se que é uma pessoa culta e desenvolve-se uma conversa muito interessante sobre os portugueses e os seus feitos. Um dos guardas lembra-se de Cristóvão Colombo e de Vasco da Gama! Impressionante! Alguém que não diz quando sabe que somos portugueses, as duas palavras mais ouvidas nesta viagem: Cristiano Ronaldo.

Os outros guardas nem ousam aproximar-se dada a presença de tão ilustre figura. Este diz-nos educadamente que podemos seguir e que estamos despachados da alfandega, desejando-nos um forte "Bon Courage!"

A saída da fronteira Argelina da lugar a entrada na fronteira Tunisina. Cometo logo uma Gafe! Sem me aperceber que as fronteiras eram coladas ia já entrar pela Tunísia adentro sem dar cavaco a ninguém! Os guardas acenam e volto para trás! Ah!! E já aqui!! Pardon monsieur!! Curiosamente aqui são mais despachados e as formalidades são rápidas, e passados 20 minutos já estamos no caminho para sul. A estrada tem de monge muito melhor aspecto do que do lado Argelino. Tudo é mais cuidado e menos sujo. Terá decerto a ver com o facto de a Tunísia ser um pais Turístico.

Perdemos demasiado tempo com a passagem de fronteiras e já não há tempo para ver Bula Regia. Paramos em Jendouba, a 10kms a sul das ruínas e procuramos um hotel para dormir e trocar alguns euros por dinares tunisinos. Amanha vamos ver Bula Regia - A Real!

Sem comentários:

Enviar um comentário