sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Tanto Terrorista!!!!

Hoje resolvemos sair cedo mas para variar... saimos tarde!!! E mais!! Nao pagamos dormida!! Foi oferecido!! Estes terroristas sao lixados!!!

Ainda houve tempo para um rapido pequeno almoço tradicional em casa do Bouamama Safi. Para os que ja estao a imaginar coisas... nao.. nao disse ao nosso anfitriao o que o nome dele quer dizer em portugues.

Feitas as despedidas, saimos do Oasis de Tiout rumo a Norte.

A paisagem para variar é fabulosa. De ambos os lados acompanhamos duas cordilheiras pertencentes ao Alto Atlas, que mais parecem a superficie lunar. Sao lisas, nuas de vegetaçao, como se tivessem sido lixadas com pedra pommes. Do lado direito pode-se ainda observar uma corrente de dunas junto a base da montanha trazidas do Sahara pelo vento. Imagino a vista do cimo da Cordilheira da direita que faz a fronteira com o deserto: centenas de kilometros de dunas de areia serpenteantes a perder de vista.

As retas interminaveis sucedem-se de novo, permitindo a moto um ritmo mais elevado, e rapidamente chegamos a El Bayad. Ali procuramos um sitio para comer. Poulet avec des frites! Para variar! Quando vamos pagar o proprietário do estabelecimento diz: "Cest bon! Rien a payer...".
Que diabo?... mas quem pagou? - "Cet Monseur celui la!!!"
Não sei quem e o homem mas vou agradecer.. Choukran Monseur!!! Diz que não e nada, que somos seus convidados e que somos bem vindos ao seu pais!

Por acaso tem sido uma cena recorrente. Afinal não eram todos bandidos e terroristas? Então porque me dão todos as boas vindas ao seu pais, e se vê que o dizem de coraçao? Porque toda a gente nos oferece um café ou um chá a primeira oportunidade que tem de falar connosco?

De certo que tiveram um periodo conturbado no seu pais há uns anos atrás, mas como já disse noutro post, juro que nunca estive num pais tão hospitaleiro e amigável. Mais 3 jovens se juntam a conversa e acabamos todos a conversar e a beber um café, que como já devem adivinhar também não pagamos.

Um pouco mais a frente já perto da cidade de Saida, vejo uma pequena loja de acessórios autos e tento a sorte. Quero comprar um dístico da Argélia daqueles que se colam nas traseiras dos carros para colar nas malas da mota. Não só o dístico nos e oferecido como nos encontramos outra vez a beber uma coca cola a borlix com o proprietário da loja.



Ao chegar a cidade de Saida somos recebidos pelo ex-presidente da câmara e instalamo-nos no Albergue da cidade universitária. Depois de jantarmos num restaurantezito local ainda nos oferecem uma sodazinha de limão para a viagem!

Estou a começar a gostar destes Terroristas simpaticos do Sul!

1 comentário:

  1. Ocorre-te pensar que voces são uma dupla fantastica a quem ninguém resiste!

    Lindo, lindo!

    Puxa mas já sinto a vossa falta!

    Bjos

    Deo

    ResponderEliminar