Saímos cedo do hotel decididos a chegar a Tataouine. Seguimos caminho contornando a Ilha de Djerba para Este. Aqui sucedem-se os resorts e hotéis de luxo, zonas comerciais e ate um grande casino. Passando a "zone touristique" entramos numa costa deserta e ventosa recheada de flamingos cor de rosa que se propaga ate ao sul da ilha. Em El-Kantara (não... passamos por casa da Catarina), existe a única ponte que liga a ilha de Djerba ao continente africano. Facto curioso: Apesar do mar do lado direito da ponte estar extremamente ventoso e picado, do lado esquerdo reina uma calmia quase idílica. O mar parece um espelho!
O trajecto para sul faz-se sem percalços e chegamos rapidamente a Tataouine. Tataouine e uma pequena cidade do sul, já perto da fronteira da Líbia e que pelas suas fantasticas formacoes rochosas dos períodos jurássico e cretáceo, impressionou o Sr George Lucas, levando-o a fazer no local algumas das filmagens do Famoso 'Star Wars' (no filme, Tataouine seria o planeta natal de Luke Skywalker).
O guia diz que por aqui existem imensos 'ksour', por isso resolvemos ver o mais famoso e e bem conservado das redondezas - o Ksar Oued Soltane.
Um ksar (ksour no plural) e uma pequena vila fortificada, feita em terracota, ao bom estilo árabe, e reflecte o modo de vida deste povo alguns séculos atrás (e alguns ainda são habitados).
Entramos na pequena fortaleza e ficamos muito impressionados com a beleza da construção. Este, apesar da idade, esta estranhamente em excelente estado de conservação, e supomos que de alguma maneira habitado, visto ainda haver vestígios de cereais nos seus silos (ou gofras).
Tiramos uma mão cheia de fotografias e saímos do ksar já tarde, tentando encontrar o inicio da pista para o Ksar Guilane - um ksar a 100kms para oeste já no limite do grande Sahara.
Paramos a porta de um hotel chamado 'Mabrouk' para saber a direcção e e-nos dito que já e tarde e que a pista e traiçoeira e nada aconselhável de fazer a noite. Fizemos apenas +20kms ate a pequena vila Chinini famosa pelas suas grutas e voltamos para trás. O sol cai rapidamente atrás de nos e começámos a procurar um sitio para pernoitar.
Falamos de novo com o dono do hotel Mabrouk. Este, muito simpático e ao ver as nossas caras quando falou em 35euricos/noite, sugeriu que acampássemos nos jardins do hotel por 10!! Boa! Vai ser o nosso primeiro
acampamento. Vamos a cidade comer umas pizzas, actualizar o blog na Internet, e deitamo-nos cedo.
Sem comentários:
Enviar um comentário