sábado, 9 de outubro de 2010

Gabés

Hoje passamos uma noite lixada. Já não bastava a barrigada de Couscous e cerveja do jantar de ontem a fazer estragos na barriga, ainda tivemos um mosquito a aterrorizar-nos a noite inteira.

O dia de hoje foi pacifico. Saímos de Tunis, mais tarde do que queríamos (como já vai sendo habito), e dirigimo-nos para sul. Passamos pela famosa Hammamet para comer qualquer coisa. Hammamet é a versão tunisina de Portimão. Uma extensa zona de praia apinhada de turistas. Um grupo de Harleys Italiano ultrapassa-nos no centro e cumprimenta-nos. Estamos em Outubro mas o sol continua abrasador por aqui.

Comemos rápido e seguimos para Sousse, onde ainda tiramos umas fotos a uns navios de piratas, existentes por ali para turista ver. Mais tarde, visitamos outra pérolq dq Tunisiq/ El Jem.

Anfiteatro de El Jem (ou de Thysdrus, em língua púnica) é o maior coliseu do norte de África, e o maior do mundo a seguir ao de Roma. Situa-se a cerca de 200 km a sudeste de Tunes, na Tunísia. O enorme anfiteatro construído no século III (mais concretamente entre 230 a 238) por ordem do oficial Gordian, que podia acomodar 35 mil espectadores, ilustra a grandeza da Roma Imperial e foi inscrito pela UNESCO, em 1979, na lista dos locais ou monumentos que são Património da Humanidade.

O local esta muito bem conservado, e não é difícil imaginar como seria na antiguidade com as suas bancadas apinhadas de gente sedenta de violência e sangue, com lutas de gladiadores e animais selvagens. Simplesmente fascinante!!

A estrada nacional por aqui é visualmente muito pobre e tem muito transito, por isso seguimos pela autoestrada. Em Sfax a autoestrada subitamente acaba. Ainda não acabaram este troço. O sol começa a descer rapidamente obrigando-nos a um ritmo mais rápido. Ha que ter cuidado porque a Tunísia à dois anos liderava o top mundial de acidentes rodoviários mortais.

Ja no lusco-fusco, aproximamo-nos de Gabés. Na berma da estrada sucedem-se dois tipos de negocio: dezenas de pequenos tasco com esplanada onde baloiçam penduradas pelas patas algumas ovelhas (decerto para consumo), e vendedores de gasolina avulso.
Esta ultima terá sido contrabandeada da vizinha Líbia e é vendida por aqui em pequenos vasilhames de 5 litros com uma margem proveitosa. Um facto chama-nos a atenção: alguns dos vendedores colocam lamparinas a óleo com chama ardente, directamente em cima da pilha de vasilhames, para chamar a atenção dos clientes!! Dado que a distancia media entre vendedores é menos de 5m, nem quero pensar na eventualidade de uma delas pegar fogo.

Já de noite encontramos um pequeno hotel no centro de Gabés. Jantamos junto à praia por apenas 7 euros e voltamos ao hotel. Amanha vamos tentar ir até à ilha de Djerba. Segundo o guia, parece que talvez de para fazer mergulho. On va voir... Bonne nuit!!!